Análise dos tipos e aplicações de RFID
NFC e o seu potencial tecnológico
NFC - Near Field Communication - é um tipo de comunicação por radiofrequência, semelhante ao RFID, e tem várias aplicações, algumas das quais fazem mesmo parte do nosso quotidiano, sem o sabermos.
Para percebermos melhor o que é o NFC, é melhor começarmos por perceber o que é RFID. Resumidamente, RFID (Radio-Frequency Identification) é uma forma de identificar itens de forma única utilizando frequências de rádio, necessitando apenas de 3 elementos: um chip (tag), uma antena e um leitor.
O leitor envia um sinal para o chip (etiqueta) através da antena, e a etiqueta "responde" com o seu número de identificação único. Esta etiqueta pode ser de vários tipos e formas: uma etiqueta adesiva, um disco de enroscar, um porta-chaves, um cartão, um crachá de identificação, uma pulseira, entre outras possibilidades. O RFID pode funcionar em várias frequências: Baixa-frequência (125 kHz), Alta-frequência (13,56 MHz) e Ultra-alta-frequência (860 - 960 MHz).
O NFC funciona numa Alta-Frequência (13,56 MHz), que é a mesma Alta-Frequência do RFID, e caracteriza-se por ser especificamente uma comunicação de curta distância, em que a leitura é feita a poucos centímetros ou mesmo a menos de 1 centímetro do leitor. Esta caraterística faz do NFC uma escolha popular quando se trata de soluções seguras para a comunicação entre dispositivos, como é o caso dos smartphones.
AS VANTAGENS DA TECNOLOGIA NFC
Algo que distingue a NFC dos dispositivos RFID típicos é que um dispositivo NFC é capaz de atuar tanto como leitor como etiqueta, permitindo tanto a comunicação peer-to-peer como a leitura de etiquetas NFC, tornando-a uma solução amplamente utilizada, por exemplo, para pagamentos sem contacto (como o Apple Pay e o Google Pay).
A sua principal vantagem é, portanto, a capacidade de partilhar informação e dados a uma curta distância e de forma segura, bem como a singularidade de cada chip. Para além disso, o NFC é extremamente versátil, podendo ser aplicado numa infinidade de indústrias, e é bastante simples de utilizar, necessitando apenas de uma etiqueta com um chip NFC e um leitor.
UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NFC EM DIFERENTES MERCADOS
Devido às suas características, a tecnologia NFC pode ser aplicada de diferentes formas em diferentes mercados e indústrias, algumas das quais são listadas abaixo:
- Soluções Empresariais e Industriais, tais como gestão e manutenção de activos / sistemas / instalações, soluções de pagamento, bilhética, identificação de pessoal e controlo de acessos;
- Marketing e Promoção, como activações de marca, publicidade interactiva (smart posters), fidelização de clientes e garantia de autenticidade de produtos;
- Utilizações quotidianas, como programar tags NFC para realizar acções no smartphone, como ligar/desligar o bluetooth ou Wi-Fi, ativar o modo silêncio, entre outras possibilidades.
TIPOS E UTILIZAÇÕES DE CHIPS NFC
Os diferentes tipos de chips NFC têm memórias e características diferentes, o que, por sua vez, afecta a quantidade de informação que pode ser armazenada em cada um deles, bem como a aplicabilidade do chip. As tabelas seguintes apresentam as principais diferenças técnicas entre os chips mais populares, bem como as utilizações a que se destinam.
NXP NTAG® (ISO 14443-A)
NXP ICODE® SLIX (ISO 15693, ISO 18000-3)
NXP MIFARE® (ISO 14443-A)
Se tiver mais perguntas, contacte-nos!
Leave a comment