Publicações mais recentes

Tipos de RFID

RFID - Identificação por radiofrequência. O RFID é uma tecnologia em que os dados digitais codificados em etiquetas RFID, porta-chaves, cartões, etc. são captados por um leitor através de ondas de rádio. 

Existem três frequências típicas para utilização de RFID:

- Baixa frequência

- Alta frequência

- Frequência ultra-alta

Vejamos cada uma delas em pormenor.

nfc rfid

RFID DE BAIXA FREQUÊNCIA

A baixa frequência (gama LF) situa-se entre 30 kHz e 300 kHz. Neste caso, os sistemas RFID LF só podem utilizar a gama entre 125 - 134 kHz, devido aos múltiplos sinais nesta banda de comunicação. A onda grande permite que as ondas LF passem através do metal e da água, tornando-a única nesta banda de frequência.

Se este é um ponto positivo para o RFID LF, no que respeita à gama de leitura faltam-lhe algumas capacidades. O alcance de leitura comum é alargado de alguns centímetros até 50 centímetros. 

Aplicações comuns:

Low Frequency RFID systems are used oftenly for animal tracking applications (livestock identification) and in access control applications.

Os sistemas RFID de baixa frequência são frequentemente utilizados para localização de animais (identificação de gado) e em controlo de acesso

RFID DE ALTA FREQUÊNCIA

A gama de alta frequência (gama HF) situa-se entre 3 MHz e 30 MHz. A alta frequência utiliza o acoplamento magnético (tal como a baixa frequência) para comunicar entre tags e leitores/ antenas. Uma outra diferença é que, para além de o HF poder atravessar a maioria dos materiais, não atravessa a água. 

Normalmente, o alcance de leitura é de alguns centímetros e até um metro, mas isso pode depender do sistema instalado.

Aplicações comuns:

As aplicações RFID de alta frequência e NFC continuam a ser desenvolvidas e surgem novas empresas com o objetivo de criar soluções com sistemas RFID. O NFC é particularmente popular em aplicações de marketing, como cartazes publicitários, produtos inteligentes e interações entre produtos e clientes. As aplicações mais utilizadas para a RFID de alta frequência são as aplicações de controlo de acesso, assiduidade, pagamentos e outras.

RFID DE FREQUÊNCIA ULTRA-ALTA

A gama de frequências ultra-elevadas (gama UHF) situa-se entre 300 MHz e 3 GHz. No total, a maioria dos sistemas RFID UHF funciona entre 860 e 960 MHz. 

Os sistemas RFID UHF não comunicam através de acoplamento magnético, em vez disso, utilizam modulação de retrodifusão passiva de acordo com as especificações GS1 EPCGlobal UHF Classe 1 Gen 2 (ISO-18000-6C)

Os sistemas RFID UHF são implementados em dois tipos: passivos e activos.

RFID PASSIVO DE FREQUÊNCIA ULTRA-ALTA

A grande diferença entre a RFID UHF passiva e ativa está na forma como as etiquetas RFID funcionam. As etiquetas RFID UHF passivas dependem da modulação de retrodifusão passiva para funcionar e não têm fonte de alimentação. Isto significa que o leitor envia a sua energia através das antenas para as etiquetas, para que estas fiquem energizadas e sejam capazes de responder ao leitor. Estes sistemas têm um alcance máximo de leitura de cerca de 30 metros.

Regarding the features of a Passive UHF RFID tag, they come in many different forms and are devided into categories like rugged, high-temperature, label tags, high memory and others. Its lifetime expentancy can be long due to not having a battery, so not depending on a power source.

No que respeita às caraterísticas de um tag RFID UHF passivo, existem em muitas formas diferentes e estão divididas em categorias como robusto, alta temperatura, tags de etiqueta, alta memória e outros. O seu tempo de vida útil pode ser longo devido ao facto de não ter bateria, pelo que não depende de uma fonte de alimentação.

Aplicações comuns:

Os sistemas RFID UHF passivos são utilizados em muitas aplicações diferentes, como o rastreio de ferramentas, o rastreio de activos, a cronometragem de corridas e a gestão de lavandarias. Temos assistido a alguns desenvolvimentos tardios em novas aplicações devido ao seu longo alcance de leitura e baixo custo. 

RFID DE ULTRA-ALTA FREQUÊNCIA ACTIVO

Os sistemas RFID UHF activos não dependem da retrodifusão passiva para funcionar. A grande diferença é que utilizam uma bateria interna como fonte de alimentação. Com uma bateria interna, as etiquetas anunciam proactivamente a sua presença aos leitores que se encontram dentro do alcance. Os leitores recebem a energia das etiquetas e enviam-na para o sistema anfitrião para a processar.

O alcance de leitura devido ao facto de ter uma bateria interna aumenta para até 100 metros. O sinal reforçado pela bateria também ajuda as etiquetas a ultrapassar quaisquer materiais. Algumas etiquetas são desenvolvidas e criadas para resistir a ambientes difíceis, como temperaturas extremamente baixas e aplicações robustas. 

Aplicações comuns:

Existem alguns sectores em que o RFID UHF ativa é mais utilizada: petróleo e gás, transportes e localização de veículos. Mais uma vez, devido à bateria interna, o sinal está constantemente presente, o que facilita a leitura em movimento.

COMO ESCOLHER?

Esta é uma questão que deve ser respondida por alguém com anos de experiência no sector. É necessário ter em conta determinados aspectos como o alcance de leitura, as taxas de transmissão de dados, as funcionalidades disponíveis, o desenvolvimento de software, etc. Algumas perguntas a que pode responder de imediato são:

1. Qual é o objetivo que está a tentar alcançar?

2. Qual é o ambiente em que as etiquetas vão estar?

3. Que tipo de alcance de leitura é necessário?

4. Existem restrições para os tags?

 

Para saber mais sobre RFID e NFC, continue a ler o nosso blogue! 

Para mais informações sobre aplicações RFID, contacte-nos através do endereço orders@mobility.pt, poderemos ajudá-lo a desenvolver o seu sistema RFID de raiz.

Postado em: Notícias sobre RFID

Leave a comment