Análise dos tipos e aplicações de RFID
Tecnologia IoT e NFC
Autor do texto: Infraspeak
Qual foi a última vez que fez um pagamento contactless?
Provavelmente, foi um gesto tão natural que nem sequer parou para pensar nisso. O que é que nos permite efetuar pagamentos de forma segura sem tocar em qualquer terminal? Como é que este movimento de dinheiro aparece em poucos segundos na sua conta bancária?
A resposta está em três palavras: Internet das Coisas (IoT). Há alguns anos parecia um cenário futurista, agora é mais do que realidade, é comum.
A IoT é um conceito "umbrella" para designar a rede de objectos que recolhem e trocam dados entre si. Pode parecer vago, mas a IoT já mudou a nossa vida quotidiana, desde coisas aparentemente simples, como pagamentos contactless, até à gestão de lugares de estacionamento em cidades inteligentes, para ter informação em tempo real sobre o número de lugares vagos.
Barcelona, uma das referências mundiais das cidades inteligentes, utiliza uma série de sensores interligados para melhorar vários serviços municipais. Os caixotes do lixo inteligentes, por exemplo, "engolem" os resíduos para lixeiras subterrâneas para reduzir o odor enquanto não são recolhidos. Ao mesmo tempo, a informação sobre a quantidade de resíduos ajuda a otimizar as recolhas. Mas este é apenas um exemplo, a cidade também utiliza sensores para medir o ruído, a qualidade do ar e a irrigação dos jardins municipais.
AS VANTAGENS DA IOT PARA OS GESTORES
Para além das mudanças óbvias no nosso quotidiano, a IoT veio também alterar drasticamente processos que passam despercebidos.
Uma das principais alterações foi na gestão de infraestruturas, sobretudo quando estão em causa vários edifícios e activos. Tendo em conta que o controlo operacional é um dos maiores desafios para os gestores de instalações, os sensores e etiquetas NFC surgem como verdadeiros "game changers". Recolher informação em tempo real e controlar tudo remotamente facilita a gestão de equipamentos e activos, mas também permite oferecer uma melhor assistência técnica e, potencialmente, detetar avarias numa fase inicial do processo.
Outra das grandes revoluções da IoT foi na cadeia de abastecimento. Pela primeira vez, podemos seguir todo o percurso de um determinado artigo desde o momento em que é produzido até chegar às prateleiras. Ou, no caso do e-Commerce, seguir cada entrega em tempo real. Assim, é possível comparar fornecedores, preços e rotas de distribuição de forma abrangente.
Conhecer o percurso de cada artigo significa também ter uma gestão de stock mais controlada. É possível utilizar sensores para registar automaticamente as entradas e saídas do armazém, o que tem inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, elimina o erro humano na contagem do stock e, em seguida, permite ter uma contagem actualizada - o que é essencial para evitar rupturas de stock ou para integrar simplesmente todas as lojas ou armazéns da empresa num único sistema.
COMO A IOT MUDA A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE E DOS VISITANTES
Se há mudanças que não notamos, há outras que fazem toda a diferença quando nos colocamos na pele do cliente. Arriscamo-nos a dizer que uma das consequências mais populares da IoT são as casas inteligentes, onde podemos controlar luzes, ar condicionado, estores e até o frigorífico a partir de um controlador central ou de um telemóvel. Isto, inevitavelmente, leva-nos a hotéis e lojas "smar".
A ideia de um hotel inteligente é personalizar totalmente a experiência do hóspede. Fazer o check-in e o check-out com um telemóvel, para que o cliente não tenha de esperar; permitir-lhe ajustar a temperatura mesmo sem estar no quarto; avisar o serviço de limpeza para não incomodar; pedir o serviço de quartos sem ter de ligar para a receção. O mesmo pode ser feito em eventos, para ajustar o catering e as condições da sala.
No retalho, é mais fácil gerir SKUs, stocks, e alocar funcionários a diferentes áreas consoante o número de clientes à espera - ou mesmo oferecer uma experiência mais personalizada ao consumidor enquanto espera, com base nos seus hábitos. A principal vantagem, tal como no sector da hotelaria, é a personalização, e a personalização!
DOIS ELEMENTOS ESSENCIAIS: SENSORES E ETIQUETAS NFC
Todas estas mudanças e melhorias só podem ser possíveis com peças-chave da IoT: sensores, etiquetas NFC e software de gestão de manutenção que assimilam toda a informação recolhida.
Os sensores são uma das peças fundamentais para compreender o puzzle da IoT. Os sensores interligados são capazes de recolher uma enorme quantidade de informação que, por norma, é registada num processador central. Se esta informação for interpretada pela IA, temos o potencial de tornar os processos de fabrico e de controlo de qualidade totalmente automatizados e, com isso, aumentar a eficiência e reduzir os custos. Este é o lema da Internet Industrial das Coisas (IIoT) e da Indústria 4.0.
Outra peça que nos permite montar esse puzzle é o NFC (Near Field Communication), um mercado que deverá atingir 24 mil milhões de dólares americanos nos próximos anos. O NFC permite que dois dispositivos electrónicos comuniquem entre si, desde que estejam a uma distância máxima de 4 cm. Esta tecnologia é utilizada em pagamentos contactless e noutras actividades diárias. As etiquetas NFC são utilizadas para identificar equipamentos, partilhar informações, controlar o acesso e até em dispositivos médicos.
Em que mais pode ser aplicado o NFC? Isso só depende da nossa criatividade.
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